Inglês com Música: ótima opção de programa na TV Cultura

Já pensou se houvesse um programa de TV que comentasse uma canção em inglês, analisando sua letra, dando dicas de pronúncia e comentando seu vocabulário? Pois é, isso existe, sim.

A TV Cultura trouxe de volta um programa que fez sucesso durante a décadas de 70 e 80 chamado “Inglês com Música”. A atração é apresentada por Amanda Acosta, conhecida por sua carreira no grupo infantil ‘Trem da Alegria’, e pela professora de inglês Maria Leite de Barros, que criou e apresentou a primeira versão do programa.

A cada semana, uma canção conhecida do grande público é trabalhada. Amanda a canta acompanhada por uma banda ao vivo enquanto acompanhamos a letra na tela. A professora Maria vem ao palco e aí se inicia uma gincana com alunos de escolas que formam a plateia. Cada prova envolve um desafio que pode ser pronunciar algum trecho da música, trabalhar alguma expressão usada na letra e por aí vai. Ao longo do programa as apresentadoras interagem o tempo todo com o auditório presente e com o espectador de casa, propondo exercícios de fonética, atenção ao uso de uma estrutura gramatical ou de vocabulário presente na letra.

Por meio de sua página na internet, é possível saber a canção da semana, conhecer a letra para, segundo orienta a professora, começar a treiná-la antes de assistir o programa. Também estão disponíveis vídeos dos programas anteriores, o que nos permite assisti-los online a qualquer momento. Já foram tema do programa ‘Viva la Vida’ do Coldplay, ‘Under Pressure’ do Queen, ‘Firework’ de Katy Perry, ‘Rolling in the Deep’ de Adele, ‘Please don’t Stop the Music’ de Rihanna e muitas outras.

 “Inglês com Música” vai ao ar diariamente na TV Cultura às 19h30 em programetes de 15 minutos que incluem algumas das provas e os quadros comentados acima. Aos sábados, às 14h, o canal exibe uma edição completa com todos os que rolaram durante a semana. Vale a pena conferir!

* Dica de Luciana Martins Hernandes, aluna do CELLEP São Bernardo.
Obrigado!